Questão discursiva 2.
A
síntese de indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de
vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores
índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e
predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir.
A taxa de analfabetismo referente
a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em
2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1% viviam com ½
salário-mínimo de renda familiar per Capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre
1999 e 2009 ocorreram na faixa dos 15 a
24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram
mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco
mais acentuada dos índices de analfabetismo, mas a população masculina apresentou
queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5%
para 6,3% contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.
POPULAÇÃO ANALFABETA COM IDADE
SUPERIOR A 15 ANOS
ANO
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
2008
|
2009
|
%
|
13,5
|
12,4
|
11,8
|
11,6
|
11,2
|
10,7
|
10,2
|
9,9
|
10,0
|
9,7
|
Com base nos dados apresentados,
redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas
educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade,
considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego
provadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a
superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade.
Respostas:
Cabe a nós, governantes, dirigentes educacionais dar
incentivos (fiscais) para privilegiar a
empregabilidade para as pessoas de não letramentos com objetivos de melhorar e
adquirir os conhecimentos básicos, aperfeiçoamentos tecnológicas para permanências nos seus
trabalhos. Quanto mais estudos, maior salário. Incentivos de formações qualificados.
Contratar mestres e doutores
para orientações nas organizações de
aprendizagem para que essas gerações
estabeleçam em seus empregos por
mais tempo. Claro que nossos governantes
reconhecem perfeitamente o papel essencial da qualidade e da universalidade do
ensino elementar para o nível geral de educação de uma comunidade. Apenas desta
forma seremos capazes de tirar do mundo sem letramento para desenvolver as novas
tecnologias dentro do espírito que somos capazes de criar uma
evolução numa sociedade humanista.
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