sábado, 19 de novembro de 2011

2ªQuestão discurisva ENADE 2011/matemática

Questão discursiva 2.
                A síntese de indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir.
A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per Capita. Os maiores decréscimos  no analfabetismo por grupos etários entre 1999 e 2009 ocorreram  na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram  mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3% contra 6,9% para 3,0% para as mulheres.

POPULAÇÃO ANALFABETA COM IDADE SUPERIOR A 15 ANOS
ANO
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
%
13,5
12,4
11,8
11,6
11,2
10,7
10,2
9,9
10,0
9,7

Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade.
Respostas:
Cabe a nós, governantes, dirigentes educacionais dar incentivos (fiscais) para privilegiar  a empregabilidade para as pessoas de não letramentos com objetivos de melhorar e adquirir os conhecimentos básicos, aperfeiçoamentos  tecnológicas para permanências nos seus trabalhos. Quanto mais estudos, maior salário. Incentivos  de formações qualificados.
                Contratar mestres e doutores para orientações nas  organizações de aprendizagem para que essas gerações  estabeleçam   em seus empregos por mais tempo. Claro que  nossos governantes reconhecem perfeitamente o papel essencial da qualidade e da universalidade do ensino elementar para o nível geral de educação de uma comunidade. Apenas desta forma seremos capazes de tirar do mundo sem letramento para desenvolver as novas tecnologias dentro do espírito que somos capazes  de criar uma  evolução numa sociedade humanista.

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