sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Leonhard Euler

Leonhard Euler (1707 – 1783) foi, sem dúvida, um dos maiores e mais importantes matemáticos de todos os tempos.

Euler nasceu na Suíça, perto da cidade de Basiléia, filho de um modesto pastor que nutria a esperança de que seu filho seguisse a mesma carreira.

Euler possuía uma grande facilidade para o aprendizado de línguas e uma prodigiosa memória, aliada a uma extraordinária habilidade para efetuar mentalmente contas complexas, habilidade esta que lhe seria muito útil no final de sua vida. Aos 14 anos, ingressou n Universidade da Basiléia, onde foi aluno de Johann Bernoulli, com quem teve a sua verdadeira iniciação à matemática. Aos 20 anos de idade, Euler recebeu menção honrosa da Academia de Ciências de Paris por um trabalho sobre a trajetória do mastro de um barco em movimento, mesmo sem conhecer o mar e não entendia nada de barco, ganhando reconhecimento internacional.

Em 1727, começa a sua carreira profissional, assumindo uma posição como físico na nova Academia de São Petersburgo, na Rússia. Foi nessa época que conheceu Christian Goldbach, que chamou a sua atenção para os problemas tratados por Fermat, fato esse responsável pela grande obra de Euler em Aritmética. Em 1773, Euler assumiu a cátedra de matemática na Academia de São Petersburgo.

Euler escreveu sobre os mais variados assuntos, tais como, teoria das funções, cálculo diferencial e integral, números complexos, acústica, música, teoria dos números, teoria das partições e mecânica, entre muitos outros, ocupando, indiscutivelmente, um lugar entre os maiores matemáticos de todos os tempos.

O professor NAKAMURA comentou em sala de aula que Euler, ao escrever sua tese de doutorado deixou uma pequena observação da soma e produto de pares ordenados que, mais tarde, foram considerados um ponto primordial para criação dos conjuntos numéricos, principalmente o conjunto dos números inteiros, o conjunto Z.

Um comentário:

  1. Leonhard Euler foi um grande matemático que deixou a definição do número e das operações de adição e multiplicação de pares ordenados para construir o conjunto Z.

    ResponderExcluir