O Grupo Nicolas Bourbaki, matemáticos franceses que, a partir da segunda guerra mundial, trabalharam para colocar toda a matemática em bases axiomáticas. As "estruturas-mãe" que tomam como ponto de partida (de ordem, topológicas e algébricas) deram a Jean Piaget as estruturas básicas do pensamento.
Alguns elementos do Grupo Nicolas Borbaki estiveram na Universidade de São Paulo (USP) após a segunda guerra Mundial para lecionar e difundir as disciplinas de Topologias, álgebra e outras.
O grupo francês N. Bourbaki praticamente reesecreveu a Matemática, conhecida, até então, numa linguagem axiomática e simbólica. Da Análise surgiu o Cálculo diferencial e Integral, álgebra e geometria gerando a Álgebra linear, a Geometria Analítica vetorial e vários tipos de geometria: projetiva, descritiva, etc.
ResponderExcluirMuito bom. Para o pessoal das Ciências do Homem, ainda se faz necessário um texto mais didático explicando os conceitos das estruturas-mãe. Iniciando com estrutura que muito confunde e resume a um esqueleto. O conteúdo de cada uma das estruturas-mães e exemplos didáticos.
Excluir